Voltar a listagem

Por que cachorro não pode comer chocolate?

Muitos tutores e tutoras costumam oferecer alimentos naturais para seus cães como uma forma de agradá-los. Apesar de algumas frutas e legumes serem liberados para animais, é preciso se atentar aos produtos que podem ser tóxicos e prejudicar a saúde do pet.

Uma das principais dúvidas é se cachorro pode comer chocolate ou não. Afinal, é um alimento delicioso e adorado por muitas pessoas. Mas já adiantamos: ele é extremamente tóxico e pode levar os animais à óbito, mesmo que em pequenas quantidades.

Para manter a segurança e saúde do cachorro, te explicamos os efeitos do chocolate no organismo animal e o que fazer caso seu amigo coma um pedaço por acidente. Confira a seguir:

 

Por que o chocolate é tóxico para cães

um cão de pelo preto com manchas caramelo, deitado sob um sofá cinza, olhando fixamente para a câmera com fundo desfocado.

O chocolate contém dois elementos bastante perigosos para os cachorros: a teobromina e a cafeína, que estão presentes no cacau e atuam como veneno no organismo do animal. Isso acontece porque os cães não conseguem metabolizar as substâncias de forma adequada, fazendo com que elas atinjam o sistema nervoso central e provoquem diversos problemas de saúde, como elevação da temperatura corporal, aceleramento do coração e convulsões.

 

Cada grama de chocolate contém de 1 a 9 miligramas de teobromina, sendo que a maior quantidade está presente nos chocolates mais amargos. Por isso, até mesmo um quadradinho do alimento é altamente perigoso para os pets, principalmente nos menores.

 

Quais são os sintomas causados pelo chocolate?

um cão de pelo branco apático deitado sob uma almofada cinza olhando fixamente para a câmera ao fundo vasos de flores desfocados.

Mesmo tendo todos os cuidados com o cachorro, pode acontecer dele ingerir um pedaço de chocolate por acidente. Para ajudá-lo da melhor maneira possível é necessário saber reconhecer os principais sinais de que algo está errado com seu pet.

Os sintomas costumam aparecer após duas horas do consumo e podem permanecer por até 3 dias. Na maioria das vezes, a agitação e a hiperatividade são os primeiros sinais a aparecer, já que a cafeína é absorvida mais rápido do que a teobromina. Outros sintomas comuns são:

– Tremores;

– Inchaço;

– Vômito;

– Diarreia;

– Hemorragia interna;

– Ataque cardíaco.

 

Meu cachorro comeu chocolate. O que faço?

Mulher vestida de azul com telescópio no pescoço

Ao perceber que seu cachorro comeu chocolate, leve-o o mais rápido possível para o veterinário. Não espere os sintomas aparecem: quanto antes ele receber atendimento médico, mais rápida será a desintoxicação e o controle do quadro de saúde.

 

Se você souber, conte para o veterinário qual tipo de chocolate foi ingerido, assim como a quantidade. Quanto mais detalhes o médico tiver, mais fácil será para determinar o risco, de acordo com o peso do cachorro e com os níveis de teobromina e cafeína presentes no alimento.

 

Se o veterinário for acionado logo após o consumo, o profissional poderá avaliar a melhor maneira de lidar com as substâncias tóxicas, a fim de que sejam eliminadas antes de se acumularem no organismo, evitando sintomas mais graves.

Em hipótese alguma tente induzir o vômito no pet, pois isso pode machucar o animal e piorar a situação.

 

Caso o cão apresente os sintomas indicados anteriormente, o médico irá indicar um tratamento adequado para o estado em que o pet se encontra. Em casos de convulsão, será necessário o uso de medicamentos antiarrítmicos.

 

O que oferecer ao cachorro em vez de chocolate?

um cão de pelo caramelo e branco sentado na grama olhando atentamente o disco amarelo sendo segurado pelo tutor.

Todo cão merece ser tratado com carinho, e há diversas formas de demonstrar seu amor sem colocar a saúde do cachorro em risco. Em vez de oferecer chocolate ou outros alimentos produzidos para pessoas, você pode servir um delicioso sachê para deixar as refeições ainda mais especiais e saborosas.

 

OPTIMUM™ conta com uma linha completa e balanceada de sachês para cães filhotes e adultos. Além do sabor irresistível, nossas rações úmidas contam com todos os nutrientes e vitaminas necessárias para garantir o desenvolvimento e a manutenção da saúde, como Zinco, Ômega 6 e vitamina E.

 

Todas as receitas são desenvolvidas de acordo com as orientações de WALTHAM™, uma das autoridades mundiais líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal. Assim, você cuida do seu cão enquanto ele aproveita uma refeição deliciosa e saudável. Confira os produtos em nosso site e aproveite!

 

Além disso, você pode demonstrar todo seu carinho em momentos divertidos com seu pet. Invista em passeios, brincadeiras e brinquedos para cachorros: você pode brincar de jogar a bolinha, criar uma caça ao tesouro e tudo mais que sua imaginação permitir.

__________

Gostou do conteúdo? Aqui no site OPTIMUM™ você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e cuidados com o cachorro. Acesse e descubra como garantir o máximo de qualidade de vida para seu animal de estimação!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.