Voltar a listagem

Vitamina para cachorro: Conheça os Tipos e sua importância na ração

 

Uma rotina ideal para os cães conta com visitas periódicas ao veterinário, atividades físicas, brincadeiras e muito carinho. Para aproveitar a vida com muita disposição, é necessário que os cachorros desfrutem de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas, assim como os seres humanos.

As vitaminas são essenciais para a saúde, auxiliando no desenvolvimento de um corpo saudável e prevenido contra doenças. E a boa notícia é que, oferecendo uma ração completa e balanceada, você já garante que o seu cachorro consuma a quantidade ideal de vitaminas.

A seguir, nós explicamos a importância das vitaminas para cães e como elas funcionam.

Entenda a importância das vitaminas para cachorros

Um cão filhote, branco, se alimenta em uma tigela amarela com detalhes de ossinhos brancos e patinhas verdes.

Como adiantamos, as vitaminas para cachorros – filhotes, adultos ou idosos – funcionam de forma parecida com as vitaminas humanas. Elas são micronutrientes que contribuem para a boa manutenção do organismo e que devem ser consumidas diariamente, por meio de uma dieta saudável e equilibrada.

De forma geral, elas atuam no crescimento e desenvolvimento do corpo canino, garantindo uma melhor qualidade de vida para que seu cão possa aproveitar os dias ao seu lado, com muita saúde e energia.

Cada vitamina contribui para áreas específicas do organismo e a ausência de uma delas pode causar diversas complicações de saúde, como problemas imunológicos, ósseos, digestivos, bucais, intestinais e outros. Por isso, é fundamental se certificar de que a ração que seu cachorro consome possui todas as vitaminas necessárias.

Conheça as principais vitaminas para cães

Um buldogue branco com manchas marrons se alimenta em uma tigela amarela.

 

Vitaminas B1, B2, B3 e B6

O grupo de vitaminas B é muito importante para a saúde do cachorro. Ele contribui para a boa saúde mental dos animais, pele, pelos, digestão e absorção de nutrientes, além de intensificar a produção de células vermelhas. Confira o papel de cada uma:

  • B1 (Tiamina): responsável por reforçar a energia e metabolismo do cachorro, além de atuar diretamente em seu sistema nervoso;
  • B2 (Riboflavina): auxilia na produção de células vermelhas e contribui para a manutenção da saúde dos olhos e sistema nervoso;
  • B3 (Niacina, Nicotinamida): atua no sistema digestivo e nervoso. Contribui também com o funcionamento das enzimas;
  • B6 (Piridoxina): importante para pleno funcionamento das hemoglobinas, além de contribuir com o sistema nervoso, imunológico e regulação hormonal.

A falta desses itens na alimentação pode causar anemia, distúrbios neurológicos, diarreia, problemas gastrointestinais, perda de peso, inflamação das gengivas, problemas de pele e queda de pelo. 

 

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante desenvolvido naturalmente pelo cachorro, por meio da glicose. Ela garante a produção de células brancas e ajuda a reduzir a frequência de inflamações. Além disso, é um importante reforço contra disfunções cognitivas que podem surgir durante o envelhecimento.

Vitamina D3

A famosa vitamina do sol é essencial para balancear minerais, como o fósforo e cálcio, e garantir a boa formação dos ossos. Sem ela, o cachorro não consegue manter um saudável desenvolvimento ósseo e muscular, podendo contrair problemas cardíacos ou doenças nos ossos.

Vitamina E

Esse é outro antioxidante essencial para pleno funcionamento da formação de glóbulos vermelhos e regulação do metabolismo do cachorro. Seu déficit pode causar fraqueza muscular, perda de fertilidade, problemas intestinais e até hemorroidas.

Ácido Fólico

O ácido fólico é uma substância sintética, que atua, principalmente, no desenvolvimento do DNA e das células. Seu consumo, nas quantidades corretas, diminui as chances de os cachorros filhotes nascerem com fenda palatina, fusão irregular formada durante a gestação e que pode lesionar o osso e a mucosa do céu da boca.

Biotina

A biotina atua no corpo como uma coenzima, que auxilia na formação da pele, unhas e pelos. A falta de tal vitamina costuma ocasionar fraqueza nos pelos e unhas, coceira e erupções. Em casos mais graves, pode resultar também em depressão, apatia, alucinações e formigamento nos membros.

Garanta vitaminas com a alimentação correta

Um cão preto se alimenta em uma tigela bege. Ao fundo, uma luz entra por uma janela.

Todas as vitaminas acima podem ser consumidas por completo através de uma alimentação balanceada.

Para isso, conte com as rações OPTIMUM™ e cuide da saúde de seu pet enquanto ele aproveita uma refeição saborosa e nutritiva.

Nossas linhas de rações secas e úmidas oferecem todas as vitaminas, fibras e proteínas que seu cachorro precisa consumir diariamente para se manter forte e saudável durante as fases da vida.

As deliciosas receitas são feitas com ingredientes naturais de altíssima qualidade, sem conservantes, corantes ou aromas artificiais. Além disso, todos os produtos OPTIMUM™ são desenvolvidos de acordo com as orientações de WALTHAM™: uma das autoridades mundiais líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal.

Lembre-se sempre de seguir as porções diárias recomendadas na embalagem e pelo seu veterinário. Em hipótese alguma administre medicamentos ou suplementos por conta própria: caso perceba algum comportamento irregular na alimentação de seu animal, consulte um médico especialista.

Dra. Fernanda Serafim

CRMV- SP: 23.902

Veterinária

Credibility Analyst na empresa Mars Pet Nutrition
Graduada pela Universidade Paulista de Campinas / 2008

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.