Voltar a listagem

Guia de saúde para cães

Cuidar de um cachorro requer muita atenção, desde seu nascimento até a fase idosa. Por isso, é fundamental que os tutores e tutoras estejam sempre a par da saúde do animal, para que ele desfrute de uma vida longa, confortável e saudável.

Pensando nisso, destacamos cinco cuidados com a saúde do cachorro que são indispensáveis no dia a dia e em todas as fases da vida. Confira:

1. Vacinação

As vacinas para cachorro são um dos principais cuidados com a saúde que você precisa se preocupar. Além de algumas serem obrigatórias, como a vacina antirrábica, elas são essenciais para prevenir infecções e assegurar o bem-estar do animal e de todas as pessoas com quem ele tem contato. Afinal, diversas doenças, como a leptospirose e a raiva canina, podem ser transmitidas para humanos.

Atualmente, a carteira de vacinação dos animais também é um item indispensável para tutores e tutoras que planejam se hospedar em hotéis ou embarcar em aviões com os cães.

A seguir, você confere uma lista com as principais vacinas para cães e o período recomendado para a aplicação de cada uma:

– Vacina polivalente (V8 ou V10): a partir de 6 semanas;

– Vacina contra gripe canina: a partir de 8 semanas;

– Vacina contra giardíase: a partir de 8 semanas;

– Vacina antirrábica: a partir de 12 semanas.

Caso você possua um cachorro resgatado e sem histórico de vacinas, leve-o para um hospital veterinário e consulte um profissional para saber qual procedimento deve ser realizado. Para saber mais detalhes sobre o esquema de vacinação, clique aqui e confira nosso artigo totalmente voltado para vacinas para cachorro.

 

2. Castração

Uma médica veterinária analisa um cachorro deitado de cabeça para baixo.

Outro cuidado essencial para a saúde animal é a castração. Além de evitar a reprodução indesejada, a operação contribui para o bem-estar e expectativa de vida do cão, prevenindo doenças graves, como o câncer de mama ou de próstata.

A castração do cachorro também facilita a convivência, pois cessa – ou diminui – o hábito de marcar território e a agressividade. No caso das fêmeas, a cirurgia também evita uma gravidez psicológica.

Para saber qual o melhor período para a castração do cachorro, converse com um veterinário de confiança e realize os exames necessários para descobrir se seu cão está com a saúde em dia e se possui alguma restrição para a cirurgia.

 

3. Alimentação

Como sempre ressaltamos, a alimentação é um dos principais cuidados que precisamos ter com o cachorro. Com uma alimentação balanceada e completa, você garante a quantidade necessária de nutrientes, minerais e vitaminas para cães para manter o bom funcionamento do organismo.

Para isso, conte com OPTIMUM™: nossos produtos são desenvolvidos de acordo com as recomendações do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, uma das autoridades mundiais líderes em cuidados com os animais.

Nossas linhas de rações secas e úmidas acompanham seu cão em todas as fases da vida, garantindo o máximo de desenvolvimento, com ingredientes selecionados, alta palatabilidade, excelente absorção de nutrientes e livre de corantes artificiais. Confira todos os nossos produtos e leve o melhor alimento para sua casa!

 

4. Higiene

Mãos lavam um cachorro preto que está cheio de espuma pelo corpo.

A higiene também é fundamental para a saúde canina. Vamos começar pelo banho: com uma limpeza frequente, prevenimos o acúmulo de sujeitas que podem provocar infecções. Além disso, esse momento é fundamental para que você possa examinar o corpo do cachorro e se certificar de que não há pulgas, carrapatos ou machucados.

A escovação dos pelos também é essencial. Com ela, você evita a criação de nós, emaranhados, acúmulo de sujeita e infestação de parasitas. Já para a higiene bucal, é preciso se atentar ao tártaro, doenças bucais e bactérias. Para isso, garanta uma escova e pasta de dentes específicas para cães.

Quando falamos em higiene, também precisamos pensar em comedouros, bebedouros e outros itens utilizados pelo cachorro. Por isso, lembre-se de limpar os recipientes de

comida e água diariamente após o uso. Lave sempre com detergente neutro e enxague com muita água, para garantir que não fique resquícios de produtos químicos.

 

5. Atividades físicas

Por último, temos a prática de exercícios. Criando uma rotina de atividade, você evita diversas complicações de saúde, tanto físicas quanto psicológicas. Os principais benefícios são:

Redução de estresse, tédio e ansiedade;

– Prevenção à obesidade, diabetes e outras doenças;

– Alívio de dores nos ossos, músculos e articulações.

Incorporando essas dicas de saúde na sua rotina de cuidados com o cachorro, você garante que seu amigo viva uma vida saudável e contente ao seu lado, aumentando também a expectativa de vida.

_____________

Para saber mais sobre cuidados com a saúde do seu cão, acompanhe nossos artigos aqui no blog OPTIMUM™!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.