Voltar a listagem

Principais vacinas para cachorro

As vacinas desempenham um papel essencial na saúde de todos e, com os cães, não é diferente. Elas são responsáveis pelo desenvolvimento do sistema imunológico, prevenindo infecções e doenças que podem ser fatais.

Existem vacinas obrigatórias e opcionais. Para o segundo caso, é recomendado ir até um hospital veterinário e definir junto com o médico qual o melhor protocolo a seguir, com base no estilo de vida, estado de saúde, localização e rotina do cão.

Para entender melhor a importância do programa de vacinação, OPTIMUM™ separou as principais vacinas que um cachorro precisa tomar ao longo da vida. Confira, a seguir, a finalidade de cada uma e o intervalo entre as aplicações.

 

Vacina polivalente (V8 ou V10)

Uma veterinária de azul aplica uma vacina em um cachorro que encara a câmera.

A vacina polivalente, seja a V8 ou V10, é a primeira que seu cão precisa tomar. Ambas podem ser aplicadas a partir de seis semanas de vida, com intervalos de duas a quatro semanas entre as doses, até que o animal complete 16 semanas. Após esse tempo, ela deve ser tomada uma vez por ano, em dose única, para o reforço da proteção.

As duas vacinas para cães atuam contra doenças causadas por vírus e bactérias. A V8 contribui para a prevenção de cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (Sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Enquanto isso, a V10 protege também contra mais duas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).

Vale destacar que a leptospirose pode ser transmitida do animal para os seres humanos. Por isso, ao vacinar seu cão, você também está protegendo a si e a outras pessoas contra a doença bacteriana.

 

Vacina antirrábica

A vacina antirrábica é obrigatória no Brasil e deve ser tomada a partir de 12 semanas, com doses que devem ser estipuladas junto ao veterinário. A partir disso, seu reforço é aplicado anualmente, em dose única.

Ela protege contra a raiva canina, uma doença com alta taxa de mortalidade, que se conecta aos nervos do hospedeiro e chega até o cérebro, inflamando os tecidos. Assim como a leptospirose, a raiva canina é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos.

Felizmente, a doença está quase erradicada na América Latina, graças ao bom funcionamento do esquema de vacinação dos países e à aderência de tutores e tutoras.

 

Vacina contra gripe

Um cachorro branco com pelo felpudo fica deitado sobre uma mesa, enquanto um veterinário aplica uma vacina nele.

A vacina contra gripe também é essencial para a saúde canina, protegendo contra a tosse dos canis, também chamada de traqueobronquite infecciosa canina (TIC). A doença pode ser causada tanto por vírus quanto por bactérias e, apesar de parecer comum, pode acarretar em pneumonia grave.

Essa vacina para pet pode ser tomada a partir de 8 semanas – por via nasal ou por injeções – e precisa de reforço anual em dose única. Para saber qual o melhor método de administração da vacina, leve seu cachorro no veterinário e decida junto com um médico especializado.

 

Vacina contra giardíase

Assim como no caso anterior, a vacina contra giardíase é opcional, mas extremamente importante para manter os cuidados com a saúde do seu cão. Afinal, a giardíase é causada por parasitas e contraída com frequência, causando problemas no sistema digestivo.

Ela também é caracterizada como uma zoonose, podendo ser transmitida do animal para as pessoas. Seus sintomas mais comuns são: diarreia, vômito e desidratação.

A vacina contra a doença está liberada para os cães a partir de 8 semanas. Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Além disso, é necessário tomar a dose de reforço uma vez ao ano.

 

Agora que você já sabe quais são as principais vacinas para cachorro, marque uma consulta no hospital veterinário para esclarecer todas as suas dúvidas com um profissional e agendar as datas de vacinação. Lembre-se de colocar um lembrete no celular ou na agenda para que cada dose seja aplicada no dia certo e respeitando o intervalo solicitado.

 

Por fim, vale destacar que, para manter a saúde e o bem-estar do cão em dia, também é necessário cuidar da alimentação. Afinal, uma refeição balanceada e completa contribui para a manutenção da pele, pelos, ossos e diversos sistemas do organismo, garantindo a energia que seu amigo precisa para viver bem e com disposição.

Para isso, conte com as rações OPTIMUM™: nossos alimentos são desenvolvidos de acordo com as orientações do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM e oferecem excelente absorção de nutrientes, vitaminas e minerais. Conheça nossos produtos e garanta o máximo do alimento para o máximo da vida.

 

______________

Agora que você já conhece as principais vacinas que seu cão precisa, acompanhe as postagens do blog OPTIMUM™ e confira mais dicas de saúde e outros cuidados com os cachorros!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.