Voltar a listagem

Conheça 30 plantas tóxicas para cachorros e gatos

É comum ver plantas e flores enfeitando os lares brasileiros. Inclusive, nos últimos tempos, houve um aumento na procura pelo estilo de decoração urban jungle – que pode ser traduzido como “floresta urbana” e consiste em concentrar plantas e outros elementos da natureza na parte interna das casas.

As plantas ajudam a criar um ambiente atrativo e aconchegante, mas os tutores e tutoras de animais de estimação devem ficar atentos e cultivá-las com segurança: muitas plantas, apesar de parecerem inofensivas, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde dos bichinhos.

Isso porque muitas delas possuem substâncias venenosas que causam intoxicação se ingeridas ou tocadas pelos animais. Em casos mais graves, o consumo ou contato com as folhas e flores pode provocar convulsões, arritmia e disfunção hepática, levando o pet a óbito caso o tratamento não seja feito no tempo adequado.

Para te ajudar a criar plantas e animais de estimação sem problemas, te contamos um pouco mais sobre os sintomas da intoxicação por plantas, seu tratamento e formas de prevenção. Além disso, você confere 30 plantas tóxicas para cachorros e gatos.

 

Sintomas da intoxicação por plantas

um cão de cor caramelo porte grande e um gato de pelo branco e cinza em um jardim com várias plantas em fundo desfocado.

Cada planta venenosa possui uma substância tóxica diferente. Por isso, os sintomas da intoxicação podem variar de acordo com a quantidade e o tipo de planta com a qual seu pet teve contato.

A idade do animal também conta para a intensidade dos sintomas: cachorros e gatos filhotes ainda não possuem um metabolismo maduro e, por isso, podem sofrer mais com a intoxicação. Animais idosos também estão mais suscetíveis aos sintomas, já que possuem um organismo mais sensível.

Os principais sinais da intoxicação por plantas são:

  • Produção exagerada de saliva;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Dores no abdome;
  • Redução da quantidade de urina produzida;
  • Sede em excesso;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Pele e mucosas secas;
  • Desidratação;
  • Irritação na boca, língua e garganta.

Além disso, em casos mais graves, a intoxicação pode atacar o sistema nervoso, causando convulsões e perda da coordenação motora. A arritmia e a disfunção do fígado também costumam ser identificadas nessas situações.

 

Meu pet comeu uma planta tóxica. E agora?

um gato com pelo de cor cinza claro e litas cinza escuro deitado no chão de madeira olhando fixamente para algo rodeado por alguns vasos de plantas

Ao descobrir que seu pet ingeriu uma planta tóxica, leve-o imediatamente ao veterinário. Se possível, indique qual tipo de planta foi ingerida e a quantidade. Quanto mais informações o médico tiver, mais fácil será para solucionar o problema.

O tratamento irá variar de acordo com o quadro de saúde em que o animal se encontra, podendo começar com uma limpeza bucal para remover possíveis substâncias tóxicas que permanecerem na região.

Na maioria dos casos, os veterinários realizam exames de sangue para detectar a quantidade de toxinas presentes no organismo. Com os resultados em mãos, será possível prescrever remédios e injeções para estabilizar os sintomas causados pela intoxicação. Em casos mais graves, será recomendada a fluidoterapia intravenosa, realizada com soro para eliminar as toxinas do corpo de forma mais rápida.

Vale ressaltar que o atendimento médico deve ser realizado o quanto antes. Não espere o surgimento de sintomas mais graves para começar o tratamento.

 

Cuidados para evitar a intoxicação por plantas

um cão de pelo marrom e branco com coleira vermelha olhando fixamente para a câmera, deitado próximo a janela e rodeado por alguns vasos de plantas

A forma mais fácil de prevenir a intoxicação dos pets é evitando cultivar plantas venenosas em casa.

E os cuidados não param por aí: é bom ficar atento com quaisquer plantas que podem ser ingeridas por animais de estimação, pois mesmo não sendo tóxicas podem provocar problemas de saúde. Por isso, a recomendação é mantê-las longe do alcance dos bichinhos.

E sempre ficar atento a possíveis sintomas de intoxicação.

Além disso, é importante organizar uma rotina de exercício para os gatos e cachorros. A prática de atividades físicas e brincadeiras irá diminuir o estresse, o tédio e a energia acumulada. Dessa forma, eles direcionam a atenção para outros objetos e tendem a deixar as plantas de lado.

 

30 plantas tóxicas para cachorros e gatos

um cão caramelo de porte grande deitado sobre a grama com 5 filhotes de gatinhos sendo três com pelo na cor preta e branca e dois caramelos em fundo desfocado.

Como vimos, as plantas podem afetar negativamente a qualidade de vida dos pets. Por isso, é importante pesquisar antes de escolher qual comprar. Afinal, muitas folhagens bonitas e que estão na moda podem ser venenosas, como é o caso das jiboias e costelas de Adão. Para te ajudar nessa missão, listamos 30 plantas tóxicas para gatos e cachorros. Vamos começar pelas que costumam ser cultivadas dentro de casa:

  1. Jiboia;
  2. Azaleia;
  3. Primavera;
  4. Comigo-ninguém-pode;
  5. Copo-de-leite;
  6. Samambaia;
  7. Costela de Adão;
  8. Hera;
  9. Espada de São Jorge;
  10. Tulipa;
  11. Violeta;
  12. Bico de papagaio;
  13. Folha da fortuna;
  14. Dama da noite;
  15. Lírio;
  16. Antúrio;
  17. Hibisco;
  18. Cheflera;
  19. Filodendro;
  20. Cactos.

Além dessas, é importante prestar atenção nas plantas venenosas que são frequentemente encontradas em ruas e parques. Como:

  1. Espirradeira;
  2. Cartucheira;
  3. Palma de ramos;
  4. Alamanda;
  5. Hortênsia;
  6. Coroa-de-Cristo;
  7. Mamona;
  8. Camará;
  9. Caladium;
  10. Aroeira.

___________

Gostou do conteúdo? No site OPTIMUM™ você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e bem-estar dos animais. Acesse e confira nossas atualizações!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.