Voltar a listagem

15 alimentos perigosos para a saúde do cachorro

Aqui no site OPTIMUM™, já explicamos os riscos das plantas tóxicas para animais de estimação. Agora, chegou a hora de falarmos sobre as comidas prejudiciais para o cão.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o organismo dos cachorros não funciona da mesma forma que o humano. Por isso, algumas comidas que estão presentes no nosso dia a dia e que são consideradas saudáveis podem ter efeito reverso na saúde dos animais.

As toxinas presentes nos alimentos podem causar sintomas diferentes em cada cão, pois tudo vai depender do porte do cachorro, da quantidade e tipo de comida que ele ingeriu. Para garantir a nutrição e segurança do seu pet, listamos 15 alimentos perigosos para a saúde do cachorro, além de dicas de tratamento e alimentação. Confira, a seguir:

Quais alimentos são perigosos para a saúde do cachorro?

em um campo aberto uma tutora que usa calça jeans e blusa azul e verde dá petisco para um cão de pelo branco e coleira preta enquanto os outros três cães um de pelo preto e caramelo, outro de pelo preto e o último de pelo branco e caramelo aguardam em fundo desfocado.

1. Sal

A ingestão de sal, seja puro ou em comidas temperadas, pode provocar intoxicação por íons de sódio. Ele também é responsável por aumentar a pressão arterial, causar sede e urina em excesso. Em grandes quantidades, pode levar o animal à óbito.

 

2. Adoçante artificial

Da mesma forma que alimentos salgados são perigosos para a saúde do cachorro, os adoçados artificialmente também são. O xilitol é um dos principais adoçantes artificiais e é encontrado em diversos alimentos como substituto do açúcar. Entretanto, ele é extremamente tóxico para cães.

Isso porque a substância não é conhecida pelo organismo do animal. Dessa forma, quando é ingerido, o consumo de xilitol aumenta a produção de insulina no pâncreas e reduz os níveis de açúcar no sangue de forma repentina, podendo causar a morte do cão.

 

3. Álcool

O consumo de bebidas alcoólicas, seja em pequenas ou grandes doses, pode provocar intoxicação grave. Isso acontece porque o organismo dos cães é incapaz de metabolizar o álcool, causando o mau funcionamento dos sistemas gastrointestinal e nervoso central.

 

4. Abacate

Apesar de ser considerado um alimento saudável para humanos, o abacate é prejudicial para a saúde do cachorro: o caroço, a casca e as folhas da fruta estão carregadas de persina, uma toxina que provoca complicações severas no intestino.

 

5. Café

O café é adorado por muitas pessoas, mas oferece riscos graves para o bem-estar animal. O corpo do cão não consegue digerir a cafeína da forma correta, provocando o mau funcionamento dos sistemas urinário, cardíaco e nervoso.

Mesmo em doses pequenas, o consumo da bebida também pode causar hiperatividade, tremores e, em casos mais graves, convulsões.

 

6. Chocolate

Como nós já explicamos em outro artigo do site, o chocolate é um alimento tóxico para cães. Quanto maior a presença do cacau, maior a presença de cafeína e teobromina, duas toxinas que não conseguem ser metabolizadas de forma adequada pelos animais.

Elas atacam o sistema nervoso central e provocam diversos problemas de saúde, como febre, aceleramento do coração e ataques cardíacos.

 

7. Comidas fritas

Assim como faz mal à saúde humana, a fritura também é prejudicial para os cães. Ela é responsável por complicações no estômago e contribui para o desenvolvimento de pancreatite.

Além disso, o consumo frequente de comidas fritas pode provocar obesidade canina, uma doença comum em cães e que pode desencadear outros problemas de saúde relacionados, como diabetes e dores nas articulações.

 

8. Alho e cebola

O alho e a cebola são praticamente indispensáveis em qualquer prato de comida. Apesar disso, esses dois ingredientes devem passar longe da alimentação canina: sejam crus ou cozidos, os dois alimentos possuem altos níveis de tiossulfato, toxina que pode oxidar os glóbulos vermelhos do sangue, levando à letargia, aumento da frequência cardíaca e outros sintomas graves.

 

9. Uvas e passas

Esse é outro exemplo de alimento saudáveis para humanos que são perigosos para animais. A substância exata que causa a intoxicação ainda não é conhecida, mas a ingestão da fruta costuma ser seguida de vômitos, diarreia, dores no abdome e falta de apetite. Em casos mais graves, o animal pode sofrer de insuficiência renal aguda.

 

10. Sementes

As sementes apresentam dois perigos principais para a saúde do cachorro: em primeiro lugar, elas podem causar engasgos e asfixia. Além disso, elas possuem altos níveis de gordura, que podem provocar mal-estar estomacal e sobrepeso, se consumidas em grandes quantidades.

 

11. Leite e derivados

Conforme vão crescendo, os cães passam a produzir menores quantidades de lactase, enzima responsável por processar a lactose. Dessa forma, ao consumir leite (com exceção do materno) e outros derivados, como iogurte e queijos, o animal não consegue digerir a lactose presente no alimento, provocando vômitos, diarreia e dores no estômago.

 

12. Tomate

O tomate é um alimento que possui bastante acidez e, por isso, pode ferir o estômago do cachorro. Ele também conta com a presença da solanina, uma toxina que causa dores no intestino, alteração no ritmo cardíaco, perda da coordenação motora e convulsões.

 

13. Carnes gordas

Quanto maior o nível de gordura presente na carne, maior a chance de o cão desenvolver pancreatite, doença causada pela inflamação do pâncreas. Se não for tratado a tempo, o problema de saúde pode provocar diabetes e, em casos mais graves, levar o animal à óbito.

 

14. Ovo cru

O ovo é um alimento super nutritivo e rico em proteína. Entretanto, pode causar diversos problemas de saúde se for consumido cru. Além de poder contaminar o cão com a bactéria Salmonella spp, o ovo possui avidina: glicoproteína que se acumula nas claras e, se consumida crua, impede a absorção de vitamina B.

 

15. Carnes cruas

Assim como o ovo, as carnes podem estar contaminadas com diversas bactérias, sendo as principais Salmonella, Escherichia coli e Clostridium spp. Para evitar a contaminação, é essencial que as carnes sejam cozidas antes de serem oferecidas aos animais.

 

Meu cão comeu um alimento tóxico. E agora?

um veterinário com uniforme azul observa um cão de pelo preto branco e caramelo que está sentado sob a mesa olhando fixamente para algo em fundo desfocado.

Ao descobrir ou suspeitar que seu cachorro ingeriu algum alimento tóxico, procure por um veterinário de confiança o quanto antes. Se possível, reúna o máximo de informações para o médico, como o tipo de comida consumida e a quantidade.

 

Se for dado o diagnóstico de intoxicação, o veterinário poderá seguir com injeções para estabilizar os sintomas e realizar tratamento com soro para eliminar as toxinas de forma mais rápida.

 

Não espere os sintomas mais graves começarem para procurar ajuda médica. Quanto mais rápido o atendimento, mais rápido e fácil será o tratamento. Em hipótese alguma tente medicar o animal por conta própria, isso pode agravar o quadro de saúde do cachorro.

 

Como garantir uma alimentação balanceada e completa para o cachorro?

Um cão de pelo branco e caramelo se alimenta no comedouro de cor laranja, ao fundo uma poltrona bege desfocada.

Todo tutor ou tutora que se importa com a saúde do cachorro sabe que uma alimentação balanceada e completa é essencial para garantir o máximo de qualidade de vida para os animais.

Para oferecer alimentos nutritivos e saborosos, sem correr o risco de contaminação ou intoxicação, conte com OPTIMUM™: nossas linhas de rações secas e úmidas são enriquecidas com vitaminas e minerais, oferecem proteínas de alta qualidade e possuem excelente absorção dos nutrientes.

Além disso, todas as receitas são desenvolvidas de acordo com as orientações do Centro de Pesquisa WALTHAM™, uma das autoridades mundiais líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal. Acesse os produtos em nosso site e confira todos os benefícios de OPTIMUM™ para seu cachorro!

_______________

Gostou do conteúdo? No site OPTIMUM™ você confere dicas de saúde, alimentação, cuidados com o cachorro e muito mais. Acesse e saiba mais!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.