Voltar a listagem

10 frutas que cachorro não pode comer

Muitos tutores e tutoras têm o costume de oferecer frutas como um petisco natural para os cães. Contudo, é preciso se atentar às frutas que podem ou não ser consumidas pelos animais. Enquanto algumas são saudáveis e benéficas à saúde, outras podem ser extremamente prejudiciais, provocando alergias, intoxicações e, em casos mais graves, óbitos.

A seguir, listamos 10 frutas que cachorros não podem comer. Fique por aqui e saiba como manter seu cão seguro e protegido!

1. Abacate

Imagem de uma travessa de madeira com dois abacates, um inteiro e outro fatiado ao meio. Ao lado, sobre a mesa de madeira outra metade de um abacate.

Se você acha que cachorro pode comer abacate, já vamos te explicar o contrário. Apesar de ser uma ótima fonte de energia para os humanos, essa fruta contém persina, uma toxina natural que o abacateiro produz para afastar os fungos. E é justamente essa toxina que faz mal para os cães, podendo causar vômitos, diarreias e, em casos mais graves, problemas no pâncreas e no coração.

2. Abacaxi

Quem come abacaxi sabe que ele é bastante ácido. Por conta disso, a fruta pode causar diversas complicações no sistema gastrointestinal, como gastrite e dores no estômago.

3. Carambola

A carambola é um dos principais alimentos venenosos para cães. Ela apresenta grandes quantidades de ácido oxalato, que prejudica a absorção de nutrientes e causa a formação de pedras nos rins. Além disso, a fruta também é rica em caramboxina, uma neurotoxina conhecida por desencadear confusões mentais e convulsões. Se o rim do animal já estiver comprometido, ela pode, ainda, levá-lo à óbito.

4. Cereja

Imagem de uma panela vermelha com cerejas, cercada por mais cerejas e folhas, em um fundo e piso brancos.

Se você já ouviu que cachorro pode comer cereja, esqueça. Apesar de pequena, a fruta contém altos níveis de cianeto no caroço e na casca. Se ingerida, ela pode causar insuficiência respiratória, que prejudica a troca de oxigênio no sangue e, consequentemente, leva o animal à óbito.

5. Damasco

Apesar de não ser uma fruta tão comum nos lares, vale a pena avisar: as hastes, sementes e folhas do damasco também são ricas em cianeto, podendo causar os mesmos problemas mencionados no tópico anterior.

6. Coco

O coco é rico em gorduras saturadas e, se consumido em grandes quantidades, altera os triglicérides do organismo. Essa mudança costuma causar desarranjos intestinais, dores no abdome e inchaços. Para prevenir tais complicações, recomenda-se manter o coco fora da dieta canina.

7. Figo

Em grandes quantidades, o figo se torna uma fruta perigosa para cachorros, desencadeando alergias, vômito, diarreia e até mesmo inflamações na pele. Por conta de todos os pontos negativos, recomenda-se evitar a fruta, mesmo em porções pequenas.

8. Laranja

Imagem de uma mulher com suéter azul cortando uma laranja ao meio em cima de uma mesa de madeira, com outras laranjas ao redor.

Se você quer saber se cachorro pode comer laranja, a resposta é não. Enquanto para nós ela é um símbolo de saúde, para os animais ela é uma das principais responsáveis por provocar gastrite, sobrepeso e obesidade. Isso porque a fruta conta com altos níveis de acidez e de açúcar. Por isso, não deve ser oferecida nem em pequenas quantidades.

9. Maracujá

Entre as principais frutas proibidas para cachorro, também está o maracujá: ele contém doses de ácido cianeto que podem prejudicar a saúde do cão. Além disso, a fruta conta com uma grande quantidade de sementes que não devem ser ingeridas pelo animal e que são bem difíceis de separar da polpa.

10. Uva e passas

Por fim, vale avisar que a uva faz mal para cachorro, tanto in natura quanto desidratada, como a uva passa. Ainda não se sabe o motivo concreto dessa fruta ser tóxica para animais, mas já foram relatadas diversas reações de cães após o consumo da mesma, sendo as principais:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Desidratação;
  • Perda da consciência (letargia);
  • Problemas renais.

Opte sempre pela ração!

Imagem de um cachorro felpudo branco com manchas marrons, sentado no chão de uma cozinha clara. Uma de suas patas dianteiras está erguida na frente de sua tutora, que está abaixada com um pote de ração em alumínio.

Quando estiver na dúvida de quais frutas cachorro pode comer ou não, lembre-se: a ração é sempre a melhor opção! Tanto a ração seca quanto a ração úmida são pensadas especialmente para a saúde canina, oferecendo as quantidades adequadas de nutrientes para que o animal cresça e se mantenha saudável em todas as fases da vida.

As rações OPTIMUM™ são enriquecidas com vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Além disso, elas contam com fibras naturais e proteínas cuidadosamente selecionadas, que auxiliam no trânsito intestinal e garantem uma melhor absorção dos nutrientes. Tudo isso sem corantes e aromas artificiais.

Nossas receitas são desenvolvidas em conjunto com veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, seu cão aproveita o máximo do alimento para aproveitar o máximo da vida. 

Clique aqui para conferir os produtos em nosso site e garanta uma alimentação completa, balanceada e segura para seu cão todos os dias! 

 


Agora que você já sabe qual fruta cachorro não pode comer, que tal conferir mais dicas de saúde e alimentação? Aqui no blog OPTIMUM™, você encontra diversas informações para cuidar dos animais e garantir o máximo de qualidade de vida a eles. Acesse e saiba mais sobre o universo canino! 

Leia também:

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.