Voltar a listagem

Conheça as raças de cachorro mais comuns no Brasil

Segundo o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 52 milhões de cachorros no Brasil. Entretanto, algumas raças são mais comuns no país do que outras.

Diversos fatores influenciam para a popularidade do cachorro, como sua personalidade, porte e cuidados com a saúde. Além disso, alguns começam a ser mais procurados após um cão da raça aparecer em filmes, séries ou novelas famosas. Confira, a seguir, as raças de cachorro mais comuns no Brasil

 

1. Pug

Um Pug encara em direção a câmera, em um gramado. No segundo plano há um prédio desfocado.

O Pug é conhecido por ser bastante amável, tranquilo e apegado a seus tutores e tutoras. É uma excelente companhia, principalmente para quem está à procura de um cachorro para apartamento.

Os cães da raça Pug possuem síndrome braquicefálica, que é caracterizada por uma série de anomalias na anatomia que causam a dificuldade respiratória. Por conta do focinho achatado, eles podem apresentar problemas nas vias nasais e roncos excessivos. Além disso, é preciso ter cuidados especiais no verão, pois o calor costuma provocar dificuldade na regulação da temperatura corporal.

 

2. Shih Tzu

Um Shih tzu encara em direção a câmera, em um gramado.

O Shih Tzu é uma ótima opção para quem busca por cães de companhia. Ele é conhecido por ser muito carinhoso, brincalhão e sociável. Além disso, não possui o costume de latir.

Por conta de sua pelagem longa, é preciso dedicar um tempo especial para banhos, escovações e tosas, para que os pelos estejam sempre saudáveis e brilhantes.

Assim como o Pug, o Shih Tzu possui braquicefalia e pode apresentar problemas respiratórios. Clique aqui para conferir nosso artigo sobre cães braquicefálicos e saiba mais sobre os cuidados com o cachorro!

 

3. Buldogue

Um buldogue vira a cabeça em um sofá branco.

Outro cão que faz parte das raças braquicefálicas é o Buldogue. Apesar da cara de cachorro bravo, ele é dócil, carinhoso e excelente companhia para tutores e tutoras que preferem animais menos agitados.

Apesar de conviver bem com pessoas desconhecidas, ele pode apresentar problemas de convivência com outros animais. Por isso, é necessário que o pet socialize desde cedo.

Por conta de seus problemas respiratórios, são indicadas atividades físicas leves, de preferência em horários mais frescos e úmidos. Além disso, sua anatomia craniana demanda cuidados especiais durante a limpeza, para evitar que suas dobras acumulem fungos e bactérias.

 

4. Dachshund

Um cão da raça Dachshund corre em um corredor de pedra, com uma bola de tênis na boca.

O Dachshund, popularmente conhecido como cachorro salsicha, é uma das raças mais populares no Brasil há anos. Ele é conhecido por ser agitado, brincalhão, curioso, corajoso e um pouco teimoso.

É ótima opção para quem mora em apartamento, pois se adapta bem a ambientes pequenos. Ele também é uma excelente companhia tanto para crianças quanto para pessoas com idade avançada.

É necessário se atentar aos problemas na coluna, que são frequentemente causados por causa de sua estrutura corporal. Para isso, evite escadas e organize uma rotina para o pet com passeios e exercícios, para manter a saúde física.

Além disso, vale destacar que o Dachshund tem tendência à obesidade, necessitando de uma alimentação balanceada e completa todos os dias. Para garantir todos os nutrientes que ele precisa, conte com OPTIMUM™: nossas rações são desenvolvidas de acordo com WALTHAM™, uma das autoridades mundiais líderes em nutrição e bem-estar animal. Confira nossa linha completa e aproveite!

 

5. Pastor Alemão

O Pastor Alemão está presente em milhares de casas brasileiras e é ideal para diversas situações: além de ser uma companhia fiel e amável, ele é mundialmente conhecido por ser um exímio cão de guarda, farejador e caçador.

Os cachorros dessa raça costumam ser dóceis e gostam de passar o tempo com seus tutores e tutoras. Entretanto, é recomendado que eles socializem desde filhotes e passem por treinamento com profissionais, para que não desenvolvam problemas de autoconfiança e indisciplina.

 

6. Poodle

O Poodle é bastante procurado por quem mora em apartamento e conquista diversas famílias com sua personalidade dócil, inteligente e simpática. Ele também é uma das raças de cachorro que solta poucos pelos e não provoca alergias.

Ele costuma ter boa resistência física e alta expectativa de vida. Além disso, a raça conta com cachorros de vários portes, ideal tanto para quem vive em casas grandes quanto em ambientes compactos.

Por ser um cão agitado, ele necessita de uma rotina organizada, com passeios e atividades físicas, para liberar a energia e evitar o tédio, o estresse e a ansiedade.

 

7. Rottweiler

Um cão Rottweiler repousa em uma soleira.

De origem alemã e porte médio, o Rottweiler é uma das raças mais escolhidas por quem procura por cães de guarda. Seu treinamento e socialização precisam começar desde cedo, para que o animal não transforme seu instinto de proteção em agressividade.

Entretanto, apesar da aparência de cão bravo, ele é bastante amável e calmo, conseguindo criar uma relação de confiança e carinho com as crianças. Por isso, também é uma ótima recomendação para famílias com filhos e filhas pequenas.

 

8. Labrador

Um labrador aparenta sorrir para câmera, deitado em um banco de praça.

O Labrador é uma das raças mais queridas não só no Brasil, mas pelo mundo à fora. É um cão ativo, brincalhão e com muita energia, então é importante saber que, ao cuidar de um, é preciso ter bastante tempo disponível todos os dias para se dedicar a ele.

O Labrador se adapta com facilidade a diversas situações e, além de ótima companhia, é um animal excelente para guiar pessoas com deficiência visual e encontrar vítimas de resgate, devido ao seu olfato apurado.

Os principais cuidados com o pet, estão ligados à pele, por conta da oleosidade. Além disso, por pertencer a uma raça grande, agitada e desajeitada, é comum que o labrador sofra de displasia coxofemoral, patologia caracterizada pela diferença de crescimento do quadril, afetando as articulações.

 

9. Pinscher

Um Pinscher encara a câmera, deitado em uma cadeira.

O Pinscher é uma das raças de cachorro pequeno mais comuns no país. Ele é bastante conhecido por ser estressado, arisco e, às vezes, um pouco agressivo. Por outro lado, é extremamente apegado aos seus tutores.

Em questão de cuidados, ele é fácil de lidar: o Pischer come pouco e possui pelos curtos, facilitando a limpeza do animal e da casa. Mas cuidado: a raça tem ossos frágeis e pode sofrer fraturas com facilidade. Por isso, é bom evitar abraços fortes e brincadeiras bruscas.

 

10. Golden Retriever

Um cão Golden Retriever com a língua para fora, em um campo de grama alta.

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais inteligentes que existe. Sua personalidade dócil, simpática, obediente e brincalhona faz com que ele seja uma das principais escolhas das famílias brasileiras.

Apesar de não ser recomendado para guarda, ele é muito indicado para fazer companhia, seja como forma de terapia ou para guiar pessoas com deficiência visual. Vale destacar que, por ser agitado e um pouco atrapalhado, ele pode acabar machucando crianças pequenas.

Entre os principais cuidados com o cachorro, estão os pelos e a pele. Assim como o Labrador, o Golden Retriever adora água e costuma se molhar bastante até na hora de se hidratar.

______________

Gostou do conteúdo? No Blog OPTIMUM™, você encontra diversas curiosidades sobre o mundo canino, além de dicas de saúde e cuidados com a alimentação. Acesse e confira!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.