Voltar a listagem

Cachorro para apartamento: 5 raças que se adaptam fácil ao ambiente

Muitos tutores e tutoras ficam na dúvida de que cães se adaptam melhor a apartamentos, afinal, o espaço para o pet fica mais restrito, podendo causar desconforto para algumas raças, principalmente as de grande porte. Por isso, antes de optar pelo cachorro de sua preferência, é necessário pensar na qualidade de vida que ele terá no local.

Cães com menos energia para gastar tendem a se adequar com mais facilidade a ambientes menores, sem comprometer seu bem-estar físico e mental. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco raças de cachorros pequenos para apartamento. Confira!

 

Poodle

Um Poodle, com uma coleira de pingente azul, deitado em um cobertor.

O poodle é uma das raças de cachorro mais comuns no Brasil e uma excelente escolha para quem mora em apartamento, seja só ou com mais pessoas no lar.

Ele é popularmente conhecido por ser inteligente, fiel, dócil e obediente, convivendo bem com outros cachorros, gatos e pessoas desconhecidas. Também gosta de gastar energia durante o dia. Por isso, é importante organizar uma rotina de passeios e exercícios, para evitar que o pet fique entediado ou estressado.

Vale ressaltar que a raça apresenta grande diversidade de portes. Caso você escolha um Poodle para viver em apartamento, dê preferência para um pequeno ou miniatura.

 

Spitz Alemão 

Um Spitz Alemão encara a câmera, com a língua para fora.

O Spitz Alemão, mais conhecido como Lulu da Pomerânia, é um dos menores cachorros da raça Spitz e uma ótima companhia para pessoas adultas e idosas que vivem em apartamentos.

Por ter sido criado para ser um animal de estimação, ele costuma ser dócil e muito apegado a seus tutores e tutoras. Porém, apresenta dificuldade para lidar com a solidão e, por isso, pode sofrer de ansiedade de separação ao ficar sozinho por longos períodos.

As principais dicas de saúde para garantir seu bem-estar são: exercícios diários e adestramento de cães, para que a possessividade seja tratada da forma correta e a ansiedade diminua.

 

Dachschund

Um cão da raça Dachschund, deitado em uma câmera, em um banho de sol.

O Dachshund, famoso cachorro salsicha, é uma raça que se adapta bem a apartamentos, desde que não precise subir ou descer escadas com frequência, pois os movimentos podem causar danos às costas e ao pescoço do pet.

O Dachshund é um cão amável, agitado e brincalhão, que convive bem tanto com crianças quanto com pessoas idosas. Entretanto, assim como o Spitz Alemão, ele pode desenvolver ansiedade de separação se ficar sozinho por muito tempo.

Ao longo dos anos, ele pode apresentar problemas na coluna, devido à estrutura de seu corpo. Por isso, é importante investir em passeios e exercícios físicos, para garantir que a saúde física do pet esteja sempre em dia.

Além disso, ele possui tendência à obesidade, necessitando de cuidados especiais com as refeições. Para isso, conte com a ração OPTIMUM™ e garanta uma alimentação balanceada e completa para seu amigo, com todos os nutrientes que ele precisa e na medida certa para viver bem.

 

Bichon Maltês

Um cão da raça Bichon Maltês, deitado encolhido em uma coberta de tom bege.

O Bichon Maltês é uma raça de cachorro para apartamento bem agradável e carinhosa com seus tutores e tutoras, adequando-se facilmente às suas rotinas. É muito recomendado para quem vive em lugares pequenos e para suporte emocional.

Apesar de ser um pet agitado, ele apresenta tendência à obesidade por conta de seu metabolismo lento. Por isso, ao viver com um Maltês, é fundamental criar uma rotina de atividades físicas e garantir uma alimentação balanceada e saudável, sem exagerar na quantidade de ração.

 

Pug

Um pug preto encara a tela, com o fundo desfocado.

Muito procurada pelas famílias brasileiras, a raça Pug também é uma excelente opção para quem busca por um cachorro para criar em apartamento. A raça tem origens chinesas e foi criada para fazer companhia à nobreza e aos monges budistas.

Ele é bastante conhecido por ser dócil, sociável, brincalhão e apegado às pessoas. Além disso, não precisa de muito espaço para viver bem e costuma ser calmo, ótimo para quem mora em apartamentos pequenos e para manter o bom convívio com a vizinhança.

Entretanto, vale destacar que, por ser da raça Pug, esse é um cão braquicefálico. Ou seja, ele possui uma condição patológica que combina uma série de problemas nas vias aéreas superiores. Por isso, é importante se atentar a alguns pontos especiais, principalmente no que diz respeito à manutenção da temperatura corporal e à alimentação. Clique aqui e confira nosso artigo sobre cuidados com o cachorro braquicefálico.

 

________________

No Blog OPTIMUM™, você encontra diversas dicas de saúde e alimentação, além de curiosidades sobre o mundo animal. Acesse e confira!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.