Voltar a listagem

04 de abril: Dia Mundial dos Animais de Rua

No dia 04 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua. A data foi criada em 2010, durante a 1ª Conferência Holandesa de Animais de Rua, quando diversas instituições sem fins lucrativos do país se reuniram para encontrar soluções efetivas para reduzir o abandono de animais e garantir seus direitos.

De lá para cá, a data busca conscientizar a população sobre a importância de proteger e cuidar dos animais de ruas, além de incentivar a adoção responsável e a redução do abandono por meio da castração. 

A seguir, você descobre mais detalhes sobre a importância da data e como ajudar animais de rua com atitudes simples. Leia o artigo e apoie essa causa conosco! 

O que é o Dia Mundial Dos Animais De Rua?

Como adiantamos, o Dia Mundial dos Animais de Rua foi criado para dar visibilidade aos animais abandonados, que enfrentas diversas dificuldades nas ruas, como falta de alimentos, abrigo, cuidados veterinários e afeto. Dessa forma, a data busca conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários para combater o abandono, como o resgate de animais, adoção responsável, denúncias contra maus-tratos e controle populacional por meio da castração. 

Cachorro Jack Russell Terrier com um gato deitados juntos em uma cama, embaixo de um cobertor.

Qual a importância do Dia Mundial dos Animais de Rua?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 milhões de animais sem lares pelo mundo inteiro. Só no Brasil, há aproximadamente 30 milhões de cães e gatos abandonados.

Datas como o Dia Mundial dos Animais de Rua são extremamente importantes para reforçar a responsabilidade que nós, seres humanos, temos com os pets. Afinal, é nossa obrigação garantir a proteção e o bem-estar animal, seja por meio da adoção, apoio à causa ou com outros cuidados.

Cachorro Braco alemão e gato europeu deitados juntos enrolados a uma manta bege

Qual a importância do dia mundial dos animais de rua?

Como mencionamos há pouco, nós podemos – e devemos – ajudar os animais vulneráveis de diversas formas. A seguir, você confere como pode contribuir para a causa:

  1. Adote de maneira responsável: a adoção de cachorros e gatos de rua é uma das formas mais eficazes de reduzir o abandono e garantir uma vida cheia de saúde, proteção e carinho aos animais domésticos. Entretanto, antes de tomar essa decisão, é fundamental que você avalie todos os fatores que envolvem a chegada de um novo membro na família, como condições financeiras e tempo disponível para cuidar dele corretamente. A adoção não é brincadeira e você só deve realizá-la se tiver certeza da escolha. Caso contrário, o animal poderá voltar para uma situação de vulnerabilidade;
  2. Ofereça lar temporário para cães ou gatos: caso você não esteja 100% certo da adoção, é possível se voluntariar para ser lar temporário de animais em abrigos. Dessa forma, você assegura que o pet seja bem cuidado, vacinado e alimentado até encontrar uma família definitiva. Para isso, entre em contato com instituições da sua cidade e informe-se sobre os requisitos necessários para o voluntariado;
  3. Opte pela castração: caso você tenha ou conheça alguém que tem um animal não castrado, opte e incentive a castração. Além de reduzir os riscos de doenças graves – como câncer de mama e de próstata – a cirurgia evita reproduções acidentais e indesejadas, contribuindo para o controle populacional e, consequentemente, para a diminuição de animais nas ruas;
  4. Ajude ONGs de animais resgatados: existem diversas organizações sem fins lucrativos que trabalham com o resgate, habilitação e campanhas de adoção de animais. Elas estão constantemente precisando de ajuda para manter as atividades e a saúde dos animais. Você pode ajudá-las por meio de doações financeiras ou com seu tempo, auxiliando nas divulgações, em eventos e até mesmo na limpeza e cuidados com os animais. Informe-se sobre as ações de voluntariado e contribua como puder;
  5. Denuncie casos de abandono: o abandono é caracterizado como uma forma de maus-tratos aos animais e, no Brasil, isso é um crime que infringe a Lei Federal nº 9.605/98, podendo resultar em até cinco anos de reclusão, multas e proibição de guarda. Para combatê-lo, você pode denunciar o abandono de animais em delegacias ou pelos sites da Polícia e do Ministério Público. Se preferir, também é possível registra a queixa para o IBAMA por meio do site, telefone 0800 61 8080 ou e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br;
  6. Compartilhe informações sobre o tema: além de seguir as dicas anteriores, você também deve transmitir o conhecimento acerca do abandono para o máximo de pessoas que conseguir, seja pelas redes sociais ou em conversas informais com amigos e familiares. Quanto mais pessoas entenderem a importância da causa e da proteção aos animais, mais fácil será para reverter o cenário de maus-tratos. O aprendizado muda vidas!

Labrador Retriever marrom deitado ao lado de um gato maine coon laranja em

Não esqueça dos cães e gatos idosos!

Você sabia que os gatos e cachorros idosos são alguns dos animais mais rejeitados em feiras de adoção? Isso acontece porque, na maioria dos casos, as famílias dão preferência por filhotes, acreditando que os pets mais velhos não irão se adaptar ao novo lar.

Entretanto, isso não passa de um mito: os animais com mais tempo de vida costumam ser mais tranquilos e, com um pouco de paciência e cuidado, entrarão na rotina da casa facilmente. Além disso, eles são excelentes companheiros para crianças e pessoas na terceira idade, já que possuem um comportamento menos agitado. Outra vantagem de adotar um pet sênior é que você já poderá conhecer o histórico do animal e, assim, saber o que esperar do seu comportamento e de seu quadro de saúde. Sem surpresas.

 


Para garantir o máximo de qualidade de vida para seu amigo em todas as fases da vida, conte com as dicas do blog OPTIMUM™. Aqui você descobre os melhores cuidados com a alimentação, saúde e muito mais. Acesse! 

Leia também:

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.