Voltar a listagem

Outubro Rosa Pet: câncer de mama também atinge animais

Outubro Rosa é a campanha que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância da prevenção e diagnóstico precoce para a saúde. A data também é compartilhada no mundo pet: o câncer de mama em cães e gatos é mais comum do que se imagina e, infelizmente, costuma ser descoberto em estágio avançado.

Para garantir a saúde dos animais de estimação e te ajudar a identificar a doença no início, preparamos um conteúdo especial para a campanha Outubro Rosa Pet. A seguir, você descobre mais detalhes sobre os sintomas do câncer de mama, animais mais atingidos, formas de tratamento e dicas de prevenção. Confira:

O que é o Outubro Rosa Pet?

Imagem de um Golden Retriever dourado escuro deitado com um gato cinza escuro deitado em sua frente com as patas em seu focinho. Ao fundo uma parede bege e uma porta branca.

Como mencionamos, Outubro Rosa Pet é a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama em animais de estimação. Por isso, nada mais justo do que começar o artigo explicando melhor a doença: assim como nos humanos, este câncer é caracterizado por um tumor maligno nos seios, também chamado de neoplasia.

Este tumor nas mamas se forma a partir do crescimento desregulado das células do tecido e pode ser firme, duro e de vários tamanhos diferentes. Ele também pode ser encontrado em apenas um ou múltiplos nódulos.

Quais são os animais mais afetados pelo câncer de mama?

Os animais que mais recebem o diagnóstico de câncer de mama são as fêmeas não castradas, independente da raça, tamanho ou idade. Outro fator que aumenta o risco da doença é o uso de anticoncepcional para cadelas e gatas.

Entretanto, é importante ressaltar que o câncer de mama não é exclusivo das fêmeas. Embora seja mais difícil, os cães e gatos machos também podem sofrer com a doença. Por isso, é importante preveni-la em animais de todos os sexos.

Como identificar e tratar a doença?

Imagem de um Cocker Spaniel claro e um gato laranja e branco sendo segurados no colo de um médico veterinário.

O principal sintoma do câncer de mama é a presença de nódulos na região das mamas, que deixam os mamilos inchados ou com pequenos caroços. Entretanto, existem outros sinais que indicam o problema de saúde, como:

  • Secreção nas mamas;
  • Dores e manchas vermelhas na região;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Estado de apatia.

Ao notar qualquer um dos sintomas acima, procure por um veterinário o mais rápido possível. Felizmente, o câncer de mama tem cura e, quanto antes for identificado, mais fácil e rápido será seu tratamento.

O diagnóstico é feito por meio de palpação, exames de sangue e raio-x. Caso o câncer seja confirmado, é necessário realizar uma cirurgia para a retirada das mamas, a fim de interromper o desenvolvimento da doença. Em seguida, os tumores são levados para a análise para identificar se eles são benignos ou malignos. A partir da resposta, o médico especialista poderá prescrever quimioterapias para complementar o tratamento e evitar a recorrência do câncer.

Como prevenir o câncer de mama em gatos e cães?

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é optar pela castração do cachorro e do gato. Além de reduzir os riscos de câncer, a cirurgia também ajuda a evitar hiperplasia mamária em gatas e a piometra (infecção no útero) em cadelas.

De forma geral, a castração oferece diversos benefícios para a saúde do animal, independente do sexo. Após a cirurgia, os níveis de hormônios caem e, consequentemente, diminuem – ou cessam – comportamentos agressivos, fugas e marcação de território. Ela também evita a reprodução indesejada e reduz o número de animais abandonados nas ruas.

Além da castração, também é importante realizar visitas regulares ao veterinário: os tumores podem ser identificados por meio de ultrassons e radiografias. Por isso, os check-ups devem estar sempre em dia. Assim, qualquer problema pode ser identificado na fase inicial e tratado de forma precoce.

 


Agora que você já sabe detalhes sobre o câncer de mama e a importância da castração para a saúde dos animais, compartilhe este conteúdo com outros tutores e tutoras. Quanto mais pessoas forem conscientizadas, melhor será a qualidade de vida dos cães e gatos!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.