Voltar a listagem

Obesidade felina: previna e cuide da saúde do gato

Assim como nós, os gatos também correm risco de ficarem obesos e desencadearem uma série de problemas de saúde associados à obesidade, como diabetes, insuficiência hepática e infecção urinária.

Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, ela não é causada apenas por uma má alimentação ou excesso de refeições. Também pode estar ligada à raça, idade, estilo de vida e outros fatores. Ou seja, além de cuidar da dieta, outros fatores devem ser observados com cuidado para evitar o excesso de peso.

Para te ajudar a entender melhor a obesidade felina, te contamos, a seguir, um pouco mais sobre suas causas, doenças relacionadas, formas de tratamento e dicas de prevenção. Confira!

Quais são as causas da obesidade?

Imagem de um gato mesclado, branco e marrom deitado em uma ponte suspensa para gatos.

Como mencionamos, a obesidade felina pode ser causada por diversos fatores diferentes, como:

1. Genética

Estudos recentes sugerem que gatos sem raça definida são mais propensos a ultrapassar o peso ideal do que felinos de raça pura. Porém, isso não quer dizer que os felinos com raça não irão engordar.

Como mostra a pesquisa realizada em 2011 pela veterinária Ellen Kienzle e outros colaboradores, entre os gatos castrados e com raça definida, o que mais tem chances de engordar é o Norueguês da Floresta.

2. Fase da vida

A obesidade e o sobrepeso surgem com mais frequência em gatos com 5 anos ou mais. Entretanto, é ideal que o crescimento dos felinos seja acompanhado em todas as fases da vida, desde filhote até idoso. Assim, caso haja ganho de peso excessivo ele pode ser identificado e tratado o mais rápido possível para garantir a qualidade de vida do animal.

3. Castração

A castração é extremamente recomendada para manter a saúde do felino e prolongar sua expectativa de vida, além de evitar reproduções indesejadas e, consequentemente, reduzir o número de animais abandonados.

Entretanto, a cirurgia pode tornar os felinos mais sedentários e com menor sensação de saciedade. A combinação desses dois fatores faz com que o animal passe a comer mais e se exercitar menos, resultando no ganho de peso.

Para manter o controle do peso, recomendamos utilizar as rações OPTIMUM™ para gatos castrados. Além dos produtos, aqui no site você confere um artigo com todas as informações a respeito da castração dos gatos. Clique aqui para acessar e tire suas dúvidas.

5. Sedentarismo

A falta de atividades físicas é um dos principais fatores que provocam sobrepeso e obesidade nos animais. Infelizmente, a maioria dos gatos acabam entrando em um ciclo vicioso, já que o sedentarismo pode resultar em obesidade e a obesidade dificulta a locomoção, contribuindo ainda mais para o estilo de vida sedentário.

6. Má alimentação

Como mencionamos anteriormente, esse é o fator mais associado ao excesso de peso. A má alimentação se dá, principalmente, pelo consumo exagerado de calorias, que podem provir do excesso de ração e petiscos ou do fornecimento de alimentos que os gatos não podem comer, como frituras.

Refeições com baixo valor nutricional e excesso de ração também podem provocar obesidade, principalmente quando combinados com um estilo de vida sedentário.

Quais problemas de saúde estão ligados ao excesso de peso?

Se não forem tratados a tempo, o sobrepeso e a obesidade podem afetar o sistema imunológico do pet e desencadear outros problemas de saúde. Os mais comuns são:

  • Diabetes;
  • Insuficiência hepática;
  • Infecção de urina;
  • Cálculos nos rins;
  • Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Problemas nos ossos e articulações.

Além disso, o felino também pode enfrentar complicações para realizar tarefas simples do dia a dia, como se limpar. Isso porque a obesidade dificulta a locomoção e causa dores que impedem a movimentação do gato para alcançar certas áreas do corpo.

Por sua vez, a autolimpeza inadequada pode desencadear quadros de seborreia, alergia e estresse, prejudicando o bem-estar físico e mental do animal.

Como identificar e tratar a obesidade felina?

Imagem de um gato tigrado sentado sendo segurado por uma médica veterinária.

Para identificar um gato com sobrepeso ou obesidade, é necessário saber, primeiro, qual é o peso considerado ideal para ele. Para gatos sem raça definida, o peso ideal é entre 3 e 4 kg, em fêmeas, e entre 4 e 5 kg, em machos. Já para felinos com raça, isso varia de acordo com cada espécie. Para saber o peso adequado, consulte um veterinário.

Além disso, em termos mais técnicos, um felino pode ser considerado obeso quando sua massa corporal ultrapassar 15% do peso esperado. Ao notar uma saliência na barriga ou ganho de peso, consulte um veterinário para confirmar o diagnóstico.

Se a obesidade felina for confirmada, o veterinário ou nutricionista animal poderá criar uma dieta para o gato de acordo com o quadro em que ele se encontra, além de atividades para exercitar o animal.

Como cuidar da saúde e prevenir a obesidade em gatos?

Para evitar que o animal chegue à obesidade, é importante cuidar da saúde e criar hábitos saudáveis desde cedo. A seguir, você confere 3 dicas de prevenção essenciais:

1. Visite o veterinário regularmente

Como mencionamos, a obesidade pode desencadear outros problemas de saúde. Por isso, é importante detectar e tratar o ganho de peso o mais rápido possível, a fim de evitar que isso provoque outras complicações.

Com consultas frequentes e check-ups atualizados, o veterinário pode identificar com mais facilidade e rapidez qualquer mudança no quadro de saúde do felino.

Para filhotes, recomendamos idas mensais ao veterinário, pelo menos nos 6 primeiros meses de vida. Já na fase adulta, você pode levá-lo para a consulta 2 vezes ao ano, sem considerar as visitas para reforçar as vacinas do gato.

Ao atingir a fase idosa, perto dos 7 anos, o felino deve voltar a realizar check-ups com mais frequência, com intervalo de 3 ou 4 meses entre as consultas.

2. Organize uma rotina de exercícios

Para evitar que o animal entre em um estilo de vida sedentário, é importante criar uma rotina de atividades físicas onde ele poderá utilizar seus instintos felinos e se movimentar com facilidade. Para isso, você pode apostar em brinquedos interativos e circuitos verticais espalhados pelos cômodos da casa.

Também é fundamental que você separe um tempo para brincar com ele: um caça ao tesouro com grãos de ração é super bem-vindo, mas você pode criar diversas brincadeiras conforme sua imaginação e o espaço permitirem.

Se for possível, tente realizar passeios ao ar livre, sempre com a coleira e a guia. Para garantir o conforto e a segurança do felino, procure sair em horários amenos e em áreas mais tranquilas, sem a presença de cachorros ou outros animais que possam estressá-lo.

3. Garanta uma alimentação nutritiva e balanceada

A má alimentação é um dos principais fatores que prejudicam a saúde do animal e provocam excesso de peso. Para evitar esse problema, é fundamental que você invista em uma dieta saudável e completa, que ofereça todos os nutrientes necessários na quantidade correta.

E é claro que OPTIMUM™ te ajuda nessa tarefa: nossas rações secas e úmidas contando com ingredientes selecionados e de qualidade que contribuem para o controle intestinal e melhor absorção dos nutrientes. Elas também são enriquecidas com vitaminas e possuem controle de minerais, auxiliando a saúde do trato urinário.

Todas as nossas receitas são desenvolvidas com a ajuda de veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, garantimos a qualidade que seu gato merece!

Confira os produtos em nosso site e siga as orientações do guia alimentar presente na embalagem para servir as porções diárias adequadas. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.

Por fim, vale destacar que, com o avanço da idade, os felinos tendem a reduzir ainda mais seus exercícios e funcionamento do metabolismo, ficando mais suscetíveis ao sobrepeso e a obesidade. Por isso, é importante que todos os cuidados acima sejam redobrados se você possuir um gato idoso.


No site OPTIMUM™ você confere diversas dicas de saúde e cuidados para garantir o máximo de qualidade de vida para o felino. Acesse e confira!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.