Voltar a listagem

Por que o filhote de cachorro chora tanto?

Os cães possuem diversas formas de se comunicar com as pessoas e outros animais, e o choro é uma delas. Apesar de ser um comportamento comum nos primeiros meses de vida, ele pode se tornar um pouco incômodo, principalmente no período da noite.

Para te ajudar a passar por essa fase da melhor maneira possível, explicamos os principais motivos que levam o filhote de cachorro a chorar e separamos algumas dicas de como evitar o problema. Confira!

O porquê do choro do filhote

Um cão de pelo caramelo e olhos marrom deitado no tapete branco olhando fixamente para algo.

Quem está com o cão desde filhote sabe que as primeiras semanas de adaptação exigem paciência, porque o pet recém-chegado à família costuma chorar bastante durante a noite. Na maioria dos casos, o principal motivo é a separação da mãe e dos irmãos.

Assim como o latido, o choro é uma forma de se comunicar, e os filhotes usam disso para chamar a mãe, seja por fome, medo ou insegurança. E isso pode acontecer mesmo quando a mãe já está longe.

Para entender melhor essa situação, basta se colocar no lugar do filhote: te retiram da casa e da família com a qual você já se acostumou e te levam para uma casa nova e com pessoas que ainda não conhece muito bem. Durante o dia, você tem companhia para brincar e se distrair. Já à noite, todos vão dormir e você fica só nesse ambiente desconhecido.

Qualquer pessoa ou animal ficaria com mais medo nessa situação, não é mesmo? Por isso, o choro é totalmente compreensivo e deve ser tratado com paciência e carinho.

Apesar da separação ser o principal motivo do choro, existem diversos motivos que levam o cão a expressar seus sentimentos dessa forma, como:

  • Fome ou sede;
  • Frio;
  • Solidão;
  • Dor ou desconforto;
  • Energia acumulada;
  • Medo ou susto.

Além disso, quando o cachorro é retirado da ninhada antes de completar sete semanas de vida, é normal que haja ainda mais estranhamento e dificuldade para se adaptar à nova rotina e os membros da casa. Por isso, é importante que a separação ocorra a partir dos dois meses.

Dicas para fazer diminuir o choro do filhote

Um cão filhote de pelo caramelo olhando fixamente para algo deitado no sofá marrom ao lado de algumas almofadas listradas e fundo desfocado.

Muitos tutores e tutoras acreditam que a forma mais eficaz de acabar com esse problema é deixando o cão chorar, sem atender aos pedidos dele, para que ele não se torne um animal mimado e que chore por qualquer motivo. Entretanto, esse é um dos maiores erros que você pode cometer.

Como vimos acima, o pet pode chorar por conta de diversas necessidades básicas. Por isso, garantir que ele não passe fome, sede ou frio deve ser visto como uma obrigação, não como uma forma de mimo.

Para evitar choros desnecessários, o segredo é antecipar as necessidades do animal. Por exemplo: se você sabe que ele sente medo ao ficar sozinho em um cômodo, procure deixar a porta aberta e enriquecer o ambiente com comida, água e brinquedos interativos. Dessa forma, ele pode se entreter sozinho e, na pior das hipóteses, sair do cômodo para te procurar pela casa sem precisar chorar para que você vá até ele.

Para que ele se adapte mais fácil ao novo lar e à rotina, também é importante seguir algumas dicas de cuidados com o cachorro, como:

  • Manter cobertores e almofadas sempre ao alcance do pet, para que ele possa descansar e se proteger do frio quando quiser;
  • Escolher um local coberto, seco, tranquilo e quentinho para colocar a cama ou casinha;
  • Deixar um objeto com seu cheiro na caminha, como uma meia ou uma camiseta;
  • Enriquecer o ambiente com brinquedos adequados para o filhote, como pelúcias e mordedores;
  • Organizar uma rotina de exercícios durante o dia, para gastar a energia acumulada e garantir que o cãozinho fique mais calmo e tenha uma boa noite de sono;
  • Servir as refeições em horários fixos e manter o bebedouro sempre com água fresca.

Além de organizar uma rotina e cobrir as necessidades básicas do filhote de cachorro, é importante consultar um veterinário logo nas primeiras semanas. Além de recomendar dicas de alimentação, doses de vacina e cuidados com a higiene, o profissional poderá avaliar a saúde do animal para garantir que ele não está sentindo dor ou com algum problema de saúde que possa causar o choro.

Aproveite também o momento da consulta para esclarecer todas as suas dúvidas. Quanto mais informações você reunir, mais fácil será de cuidar do seu filhote e identificar suas necessidades.

______________

Quer conferir mais dicas de cuidados com o cachorro? No site OPTIMUM™ você descobre diversas novidades sobre alimentação, saúde, comportamento e muito mais!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.