Voltar a listagem

Cachorros calmos: conheça 10 raças que são mais quietas

O latido do cachorro é um comportamento natural, utilizado para se comunicar com as pessoas e outros animais. Entretanto, algumas raças costumam ser mais quietas que outras.

Para quem mora em apartamento, esse fator pode ser importante na hora de escolher um pet para fazer parte da família. Afinal, o barulho pode incomodar a vizinhança e, em casos mais graves, gerar advertências.

Se você está pensando em ter um cão, conte com a nossa ajuda: a seguir, descubra um pouco mais sobre o latido e conheça 10 raças de cachorro que não latem muito. Confira!

Por que cachorros latem?

cachorro de pelo caramelo com manchas brancas usando uma bandana xadrez vermelha, latindo na porta.

O latido é um comportamento natural e funciona como um meio de comunicação dos cachorros. Entretanto, há diversos motivos pelos quais os cães latem. Os principais são:

– Avisar que tem alguma pessoa ou animal chegando;

– Liberar o estresse e energia acumulada;

– Demonstrar felicidade;

– Avisar que algo de errado ou anormal está acontecendo.

Por ser uma prática natural, todos os cães, independentemente da raça, vão latir em algum momento, seja para chamar sua atenção ou para avisar que tem alguma coisa estranha acontecendo. O que varia é a frequência com que eles latem.

 

Meu cachorro não late. E agora?

cachorro de pelo felpudo cor caramelo e branco de olhos fechados, usando uma coleira azul com fundo desfocado

Como mencionamos, latir faz parte da natureza dos cachorros. Até os mais calmos podem latir de vez em quando, por diversos motivos. Se o seu cão não late em momento algum ou latia e mudou de comportamento, é melhor procurar a ajuda de um veterinário.

Os cães podem parar de latir tanto por problemas de saúde físicos quanto emocionais. Os mais comuns são:

– Paralisia de laringe: incapacidade de abrir as aritenóides ao inspirar, resultando na diminuição da passagem de ar e fechamento das vias aéreas. Seus principais sintomas são a ausência de latidos, intolerância a exercícios e dificuldade para respirar;

– Inflamação da garganta: comum em cachorros que latem muito, uma vez que a irritação das cordas vocais pode causar inflamação, rouquidão e incapacidade de emitir sons;

– Surdez: se o animal não ouve nenhum tipo de som, ele consequentemente ficará mais quieto. A surdez pode ser de nascença ou provocada por maus tratos;

– Falta de costume com o ambiente: é comum que os cachorros fiquem mais quietos antes de se acostumarem com o ambiente em que se encontram, principalmente se foram adotados a pouco tempo ou mudaram de lar;

– Histórico de maus tratos: cachorros resgatados tendem a ficar quietos por mais tempo, principalmente se houver um histórico de maus tratos. Isso porque eles são animais bastante sentimentais e que sofrem de traumas psicológicos assim como nós. Nesse caso, resta ter paciência e cuidado com o novo morador da casa.

Além disso, se seu cachorro parar de latir de repente, pode ser um sinal de problemas de saúde em geral. Quando sentem que alguma parte do corpo está incomodando, os cães tendem a ficar mais quietos, como uma forma de alertar seu tutor ou tutora de que algo está errado.

Ao notar qualquer mudança de comportamento do cachorro, procure por ajuda veterinária. Quanto antes descobrirem o problema, mais fácil e rápido será o tratamento.

 

10 raças de cachorros que não latem muito

cachorro da raça Basenji usando uma coleira com guia cor lilás e azul, olhando fixamente para a câmera com fundo desfocado

Existem diversas raças de cachorros que não latem muito e são ideais para ambientes que precisam de mais silêncio. Confira dez, a seguir:

1. Basenji

Tem origem no leste africano e é considerada uma das raças mais antigas do mundo. Tem porte médio e sua expectativa de vida é de 11 anos. O cão dessa raça precisa de uma rotina organizada de exercícios e é conhecido por ser fiel, brincalhão, carinhoso e ótimo caçador.

2. King Charles Spaniel

Muito presente na corte britânica, o King Charles Spaniel é uma ótima opção para quem procura por um cachorro de pequeno porte. Sua expectativa de vida é de 15 anos. Costuma ser carinhoso, alerta, curioso e brincalhão.

3. Bulldog Francês

O Bulldog Francês faz parte das raças braquicefálicas e precisa de cuidados especiais por conta de seu focinho achatado. É conhecido por ser tranquilo, companheiro e brincalhão, se dando muito bem com crianças. Sua expectativa de vida é de 12 anos.

4. São Bernardo

Apesar do tamanho gigante que pode assustar, o São Bernardo é conhecido por ser um cachorro calmo e dócil, ideal para famílias com crianças. Ele necessita de atividades físicas moderadas e possui expectativa de vida de 10 anos.

5. Whippet

Se adaptando a ambientes grandes ou pequenos, o cachorro da raça Whippet tem expectativa de vida de 13 anos e é um ótimo companheiro. Precisa de atividades físicas frequentes e, apesar de não latir muito, está sempre alerta para avisar o tutor ou tutora quando algo está errado.

6. Pug

Assim como o Bulldog Francês, o Pug é uma raça braquicefálica e que precisa de cuidados especiais, principalmente ao praticar exercícios. É um pet de pequeno porte e que costuma viver até os 16 anos. É conhecido por ser sociável e muito apegado à sua família.

7. Bulldog Inglês

Aqui temos mais um cão braquicefálico: o Bulldog Inglês tem expectativa de vida de 12 anos e precisa manter o condicionamento físico em dia. Se adapta a diversos ambientes e costuma ser calmo, dócil e brincalhão.

8. Borzoi

O Borzoi é um cachorro de grande porte e que possui origens russas. É um animal muito conhecido por sua velocidade, além de ser esperto, carinhoso e muito apegado a seus tutores e tutoras. Sua expectativa de vida é de 14 anos.

9. Akita

O cão de origem japonesa era muito utilizado como cão de guarda no período feudal. Apesar de ser ótimo para guarda ou trabalho policial, o Akita também é uma ótima opção para famílias,

sendo fiel e carinhoso com seus tutores e tutoras. É um animal de porte grande e costuma chegar aos 12 anos de vida.

10. Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano é descendente de cães pastores e é conhecido por ser ativo e inteligente. Possui porte médio e tende a viver por 14 anos. Apesar do instinto protetor, a raça não é agressiva e socializa bem com crianças.

_____________

Gostou do conteúdo? No site OPTIMUM™ você encontra diversas dicas sobre o universo canino. Acesse e confira nossas atualizações!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.