Voltar a listagem

Fevereiro Roxo: mês de prevenção de doenças em animais idosos e doenças neurodegenerativas

Você sabe o que são doenças neurodegenerativas? São aquelas que afetam o sistema nervoso e podem levar a diversos sintomas neurológicos, como perda de memória, problemas de coordenação motora e alterações comportamentais. Por serem enquadradas como degenerativas, também apresentam avanço progressivo e morte das células nervosas com o passar do tempo.

Elas podem atingir tanto humanos quanto animais, tendo maior incidência na fase idosa em ambos os casos. Para alertar a nação sobre a importância de cuidar da saúde mental e física das pessoas e animais idosos, surgiu a campanha Fevereiro Roxo.

No artigo a seguir, você descobre mais detalhes sobre a campanha de conscientização e a principal doença neurodegenerativa que acomete cães e gatos, além de dicas para manter o bem-estar e saúde animal durante toda a vida.

O que significa Fevereiro Roxo?

Em 2014, a data Fevereiro Roxo foi criada para conscientizar a população sobre três doenças sem cura em humanos: Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Entretanto, a campanha se expandiu para alertar tutores e tutoras sobre as doenças neurodegenerativas que também atingem os animais de estimação, principalmente na fase idosa.

Tanto no mundo humano quanto no pet, as complicações neurodegenerativas são doenças sem cura. Por isso, Fevereiro Roxo busca educar as pessoas para que seja possível controlar e retardar os sintomas, a fim de oferecer maior conforto e qualidade de vida durante o tratamento dos pacientes.

O que é a Síndrome de Disfunção Cognitiva?

Imagem de um gato branco com manchas marrons sentado em uma maca, enquanto um médico veterinário o examina com um estetoscópio.

A Síndrome de Disfunção Cognitiva é a principal doença neurodegenerativa que acomete os pets, sendo também conhecida como Alzheimer em cachorros e gatos. Ela costuma surgir a partir dos sete anos de idade. Assim como ocorre com a doença neurológica em humanos, é provocada pelo envelhecimento dos neurônios e, consequentemente, mal funcionamento do cérebro. Seus principais sintomas são:

  • Mudanças repentinas de comportamento;
  • Ansiedade;
  • Agitação;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade em reconhecer pessoas e animais conhecidos;
  • Latidos/miados excessivos;
  • Urina e fezes em locais errados;
  • Medo;
  • Falta de interesse em brincadeiras e socialização.

De maneira geral, os sinais acima são mais fáceis de identificar em cães. Entretanto, também é importante observar de perto os gatos idosos para notar as mudanças o mais rápido possível.

Como prevenir as doenças neurodegenerativas em animais idosos?

Imagem de um cachorro de porte médio, branco com manchas marrons, usando coleira, na calçada com sua tutora, ao fundo um muro com algumas plantas grudadas.

Infelizmente, não há cura nem uma maneira garantida de prevenir as doenças neurodegenerativas em animais. No entanto, existem alguns cuidados com os gatos e cães idosos que ajudam a manter a saúde e o bem-estar na fase sênior. Confira 6 práticas essenciais para o dia a dia dos pets:

1 – Organize uma rotina de exercícios moderados

As atividades físicas ajudam a manter a saúde e a musculatura dos animais idosos, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. Entretanto, os animais idosos podem apresentar algumas limitações de disposição e mobilidade.

Por conta disso, você deve organizar uma rotina com exercícios moderados e passeios mais curtos, de preferência em horários em que o clima está mais ameno, como no começo ou fim do dia.

2 – Promova um ambiente confortável e seguro

Os animais idosos precisam de um ambiente confortável e seguro, em que eles possam descansar sem incômodos. Separe um canto da casa que não possua muito barulho nem movimentação. Adicione uma cama, almofadas e cobertores macios. Lembre-se também de deixar os brinquedos, comedouro e bebedouro em um local de fácil acesso.

3 – Crie estímulos mentais

Brincadeiras e atividades interativas ajudam a preservar o cérebro ativo e, por isso, são excelentes aliadas na hora de prevenir a degeneração das células nervosas. Para isso, reserve um horário diário para brincar com o pet e incentivar o raciocínio. Um caça ao tesouro e brinquedos com dispenser de ração são ótimas opções para mantê-lo entretido e atento.

4 – Faça visitas regulares ao veterinário

As visitas regulares ao veterinário são essenciais para acompanhar o estado de saúde do animal e, caso necessário, identificar doenças de forma precoce. Quanto antes as complicações forem detectadas, mais fácil será o tratamento ou controle delas.

5 – Controle de doenças crônicas

As enfermidades crônicas são aquelas de progressão lenta e duradoura, como hipertensão e diabetes em cachorros e gatos. Elas aumentam o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Por isso, é importante controlá-las com acompanhamento médico para manter um quadro de saúde estável.

6 – Ofereça uma alimentação completa e balanceada

Por fim, os cães e gatos necessitam de uma alimentação completa e balanceada para manter a disposição e o bom funcionamento do organismo. OPTIMUM™ oferece os nutrientes que o pet precisa em todas as fases da vida, com proteínas selecionadas de altíssima qualidade e fibras naturais para garantir uma excelente absorção dos nutrientes.

Todas as nossas receitas são desenvolvidas com a ajuda dos veterinários e nutricionistas do Instituto Waltham de Ciência e Cuidado Animal, uma das maiores autoridades mundiais em nutrição e cuidado animal. Assim, seu cão aproveita o máximo do alimento para aproveitar o máximo da vida. Clique aqui e confira nossos produtos!

 


Agora que você já conhece o Fevereiro Roxo, que tal ficar por dentro de outras campanhas de conscientização que ajudam a manter a saúde e bem-estar dos pets? Acesse o blog OPTIMUM™ e saiba mais!

Leia também:

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.