Voltar a listagem

Por que os cachorros lambem as patas?

É normal que cães se lambam de vez em quando, mas quando as lambidas se tornam frequentes, é preciso investigar: apesar de parecer inofensivo e fofo, esse comportamento do cachorro pode significar uma série de problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais.

Para te deixar por dentro do assunto e garantir mais qualidade de vida para o pet, explicamos, a seguir, porque os cachorros lambem as patas e formas de amenizar a prática. Confira!

Por que os cachorros lambem as patas?

sobre uma grama com folhas dois cachorros de pelo cor bege estão deitados um deles com a língua de fora com fundo desfocado.

Apesar de não se limparem sozinhos como os gatos, os cães podem se lamber de vez em quando sem apresentar nenhuma complicação. O problema é quando esse comportamento se torna exagerado e compulsivo. Existem diversas razões para isso, sendo as principais:

1. Queimaduras

Elas são causadas principalmente por passeios em horários inadequados, quando o sol está muito forte e o asfalto esquenta o suficiente para ferir as almofadinhas das patas do cachorro. Dessa forma, os cães tendem a lamber a região com frequência, a fim de aliviar o desconforto e as dores causadas pelas queimaduras.

2. Questões emocionais

Você provavelmente já se deparou com uma pessoa que rói unhas quando está ansiosa ou nervosa. No universo canino, o comportamento é parecido: muitos cachorros começam a se lamber quando sentem ansiedade, estresse ou tédio.

A energia acumulada faz com que eles desenvolvam certas manias, e lamber as patas é uma delas. A ansiedade e o tédio são frequentes em pets que passam longos períodos sem companhia e sem praticar atividades físicas e mentais. Isso acaba provocando comportamentos excessivos para conseguir atenção de seu tutor ou tutora.

Por outro lado, o estresse pode ser causado por diversos fatores, desde a mudança de casa até a chegada de um novo membro na família. A quebra da rotina pode causar danos psicológicos ao animal, fazendo com que ele lamba as patas ou morda a região de forma exagerada, causando feridas e inflamações.

3. Problemas dermatológicos

Alergias e dermatites são doenças comuns em cães, que provocam coceiras, mordidas e lambidas com mais frequência. Elas podem ser causadas por ácaros, poeiras, produtos de limpeza e até mesmo ingredientes das rações.

Se o veterinário já tiver diagnosticado um problema dermatológico, esse provavelmente será o motivo das lambidas em excesso. Se não, leve-o para uma consulta o mais rápido possível para verificar se ele possui alguma complicação na pele.

4. Presença de parasitas

Também é comum que o cachorro passe a se lamber por causa da presença de parasitas, como carrapatos e pulgas. Além de transmitirem doenças, esses parasitas causam incômodos e coceiras intensas, que podem deixar a pele do animal cheia de feridas.

Para se certificar de que esse é o motivo das lambidas, é importante examinar o corpo do cão e procurar por parasitas. Os carrapatos são mais fáceis de identificar, pois são maiores e se alojam, principalmente, nas patas, orelhas, focinho e pescoço. Já as pulgas podem ser identificadas também por manchas avermelhadas e sinais de picadas pelo corpo.

5. Objetos presos nas patas

Durante os passeios, alguns objetos pequenos podem ficar presos nas patas dos cães, como pedrinhas, sementes, pedaços de vidro e farpas de madeira. Para tentar remover o material, eles podem começar a lamber ou morder as patas.

Por isso, depois das caminhadas, é importante examinar as patas do animal e, ao encontrar algum objeto, retirá-lo com cuidado. Se a situação for complicada, procure por ajuda médica para evitar infecções ou machucar ainda mais o cachorro.

Como cuidar das patas do cachorro?

uma veterinária vestindo uniforme azul examina um cachorro de pelo marrom e branco e olhos claros, que está deitado sob a mesa de barriga pra cima olhando fixamente para a veterinária com fundo desfocado.

Para prevenir as causas acima, é importante manter alguns cuidados com a saúde do cachorro. Para evitar queimaduras nas patas, é importante organizar a rotina para passear em horários mais amenos, como no começo ou final do dia. Dessa forma, você evita queimaduras, desidratação e outros incômodos causados pela alta temperatura.

Para amenizar as questões emocionais, é recomendada a prática de exercícios e brincadeiras que gastem a energia acumulada. Além de diminuir o estresse, o tédio e a ansiedade, as atividades são uma ótima maneira de passar o tempo com seu cão, fortalecendo os laços de amizade.

Já para cuidar dos problemas dermatológicos, parasitas ou objetos presos de forma complicada, procure a ajuda de um veterinário. Ele irá indicar o melhor tratamento para o quadro de saúde em que o cachorro se encontra.

Meu cachorro continua lambendo as patas após o tratamento. E agora?

um cachorro da raça golden lambendo a pata traseira.

Pode ser que o cachorro continue a lamber as patas mesmo após o tratamento, principalmente quando o motivo das lambidas está ligado a questões emocionais. Nesse caso, é recomendado enriquecer o dia a dia do cão com mais atividades e momentos de socialização.

Para isso, você pode apostar em passeios e diárias em escolas para cachorros. Dessa forma, o pet poderá passar mais tempo com outros animais e se distrair com exercícios físicos para canalizar a energia. Para atividades em casa, invista em brinquedos interativos e jogos que estimulem o raciocínio, como caça ao tesouro, corrida de obstáculos e esconde-esconde.

Além disso, é importante procurar um veterinário especialista para verificar a causa das lambidas excessivas e acompanhar o tratamento de perto. Em hipótese alguma tente medicar ou tratar o animal por conta própria. Isso poderá prejudicar ainda mais seu quadro de saúde.

_________

Gostou do conteúdo? No site OPTIMUM™ você descobre tudo sobre cachorros, desde dicas de saúde até curiosidades sobre o universo canino. Acesse e saiba mais!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.