Voltar a listagem

Cadela no cio: saiba tudo sobre esse período

O cio, também conhecido como ciclo estral, é o período em que o corpo das cachorras fêmeas se prepara para a reprodução. Nessa fase ocorrem diversas mudanças hormonais, que levam ao amadurecimento dos óvulos e à preparação do útero para conceber um possível embrião.

Esse é um processo natural e importante para a reprodução canina. Por isso, os tutores e tutoras devem ter conhecimento das mudanças físicas e comportamentais que podem ocorrer durante o cio. Assim, é possível cuidar da fêmea para que ela passe pelo período da melhor forma possível, evitando reproduções indesejadas e problemas de saúde.

Para te ajudar a entender melhor esse ciclo, respondemos, a seguir, as principais dúvidas sobre o cio da cadela. Confira:

Cadela da raça Pinscher usando fralda, deitada de barriga para cima em uma cama para cachorros

Com quanto tempo a cachorra entra no cio?

O cio da cadela começa quando ela atinge a maturidade sexual. Entretanto, não existe uma data certa para que isso aconteça. De maneira geral, elas entram no cio pela primeira vez entre os 6 e 12 meses.

O porte também influencia na data: cachorras de pequeno porte costumam atingir a maturidade sexual mais cedo, quando comparadas com as de grande porte. Em alguns casos, as fêmeas grandes também podem entrar no cio pela primeira vez aos dois anos de idade.

 

Quanto tempo dura o cio?

O tempo pode variar de acordo com cada ciclo. Existem quatro fases do cio da cadela:

1. Proestro: é a fase inicial do ciclo e costuma durar de 3 a 15 dias. Nesse período, ocorre o inchaço da vulva e o sangramento vaginal. Apesar de já estar liberando hormônios que atraem cães machos, a cadela ainda não está no período fértil;

2. Estro: a fase dura entre 3 e 10 dias e é marcada pelo aumento dos níveis de progesterona e diminuição do sangramento vaginal. Nessa etapa, a fêmea já está no período fértil. Por isso, é importante que você a mantenha longe de outros cachorros, caso queira evitar a reprodução;

3. Diestro: é quando o corpo da cadela se prepara para uma possível gestação, durando entre 60 e 100 dias. Por conta do alto volume de hormônios, é comum que muitas fêmeas, mesmo que não fecundadas, desenvolvam gravidez psicológica nesse período;

4. Anestro: a fase final do ciclo estral dura aproximadamente 130 dias. Nesse período os níveis de hormônio se estabilizam e os sintomas do cio desaparecem.

 

Uma cadela tricolor da raça Coton de Tulear está deitada em um tapete, descansando com o rosto apoiado.

Quais são os sintomas da cachorra no cio?

Como mencionamos, nesse período ocorre o aumento de hormônios, sangramento vaginal e inchaço da vulva. Entretanto, há diversos outros sintomas que indicam a chegada do cio, como:

  • Agitação;
  • Agressividade;
  • Carência ou necessidade de atenção;
  • Maior atração por cães machos;
  • Falta de apetite;
  • Dores no abdome (como cólicas);
  • Lambidas excessivas no genital.

 

Existem cuidados especiais para esse período?

Sim. O ciclo estral demanda diversos cuidados com a higiene e saúde da cadela, para que ela passe pelo cio da forma mais confortável possível. Os principais são:

  • Higiene em dia: utilize fraldas ou calcinhas desenvolvidas para absorver o sangramento. O recomendado é que você as troque, pelo menos, duas vezes ao dia e separe um tempo para que a fêmea possa brincar e descansar sem a fralda, caso ela apresente incômodo;
  • Visitas ao veterinário: as lambidas excessivas na genital podem causar inflamações. Ao notar tal comportamento ou qualquer sinal de dor, procure por um veterinário. Não tente aliviar os sintomas da cachorra por conta própria. Isso pode piorar o quadro de saúde;
  • Paciência: lembre-se que durante o cio os níveis de hormônio aumentam consideravelmente e, por isso, o animal pode se estressar com mais facilidade. Procure ter paciência e entender a situação em vez de brigar;
  • Alimentação balanceada: a falta de apetite é um sintoma comum durante o cio da cadela. Por isso, é importante que você se atente aos comportamentos alimentares e garanta uma alimentação completa e balanceada para o pet. Você pode estimular o apetite com as rações úmidas OPTIMUM™: além de possuírem um sabor irresistível, nossos sachês são enriquecidos com vitaminas e minerais, além de fibras que garante uma excelente absorção dos nutrientes. Assim, sua cachorra aproveita o máximo do alimento para aproveitar o máximo da vida. Confira os produtos em nosso site  e aproveite!

Caso não haja o intuito de reproduzir, também é necessário que você tome algumas precauções para evitar a gravidez indesejada. A liberação de hormônios irá atrair os cães machos. Por isso, é recomendado que você mantenha a cadela dentro de casa e passeie em horários alternativos para evitar o encontro dos cachorros. Essas dicas evitam tanto o cruzamento quanto brigas.

 

Um filhote de Border Collie sentado ao lado de uma médica veterinária.

Quando castrar a cadela?

A castração é uma ótima opção  para evitar a reprodução indesejada e diminuir o número de animais abandonados. Além disso, ela contribui para a redução de comportamentos agressivos e para a prevenção de doenças graves, como câncer de mama e de próstata.

A cirurgia pode ser feita a partir dos seis meses de vida, logo após completar o ciclo de vacinação do pet. Entretanto, ela não é indicada quando a cadela está no cio, pois há maior risco de sangramento durante a operação.

Caso você decida castrar sua cachorra fêmea após ela já ter entrado no cio, recomendamos que espere até o final do ciclo estral para realizar o procedimento. Em todo caso, converse com seu veterinário para encontrar a melhor data.

___________________

No site OPTIMUM™ você encontra diversas informações sobre alimentação , saúde  e cuidado com os cães . Acesse e confira !

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.