Voltar a listagem

Prevenção a infestação: como armazenar a ração do seu cachorro

Sabemos que todo cuidado é pouco com a alimentação dos cachorros. A escolha da ração certa para ser servida em refeições balanceadas, reforçando proteínas e nutrientes que seu pet precisa, é apenas o início de uma rotina saudável.

Mas, como você deve guardar a ração de cachorro? Quais são as dicas de armazenamento de produto? Será que é preciso mesmo comprar um dispenser para armazenar um saco de ração de 10kg?

Essas e outras dúvidas serão respondidas com o artigo de hoje, assim você mantém a comida de seu companheiro sempre fresquinha e com alta palatabilidade, além de evitar a infestação de outros animais ou insetos em sua casa.

Por que é importante cuidar do armazenamento da ração?

Quando você vai ao mercado comprar sua comida, procura evitar levar para casa alimentos que estejam próximo do prazo de validade e/ou com a embalagem danificada, certo? Essa é a primeira preocupação que você também precisa ter na hora de comprar a ração de seu cachorro. Além de prezar pela qualidade e frescor do alimento, evita surpresas desagradáveis.

Um bom armazenamento ajuda a manter a ração seca sempre crocante, preservando também seu valor nutritivo. Não se engane: como todo alimento, a ração é perecível e pode estragar rápido, prejudicando a saúde do seu cachorro.

O seu bem-estar e dos outros moradores da casa também ficam comprometidos com a possibilidade de infestação dos mais diferentes tipos de insetos. Baratas, formigas, moscas e outras espécies que são atraídas pelo alimento exposto e podem se alastrar por toda a casa.

Uma mulher coloca ração para dois cachorros que a encaram. Ela usa um pijama azul.

5 cuidados com o armazenamento da ração seca

Mantenha atenção nas formas utilizadas para guardar a ração seca do seu cachorro. Elas precisam ser muito parecidas com as que você utiliza ao estocar seus próprios alimentos. Ser tutor de um animal é zelar pelo seu bem-estar o tempo todo.

1 – Não deixe abertura para entrada de ar

Dependendo da idade do seu cachorro, a ração pode ser muito rica em gordura. Quando fica muito tempo em contato com o ar, pode estragar mais rapidamente. Também perde o frescor e fica menos crocante, tirando boa parte do prazer de seu cachorro na hora de se alimentar.

Dica: encontre um recipiente específico para deixar a ração bem isolada e preservada. Escolha um local fresco e sem contato com produtos químicos (evite garagens ou depósitos de materiais de limpeza, por exemplo).

2 – Mantenha a ração em sua embalagem original
Essas embalagens são projetadas e desenvolvidas pensando na durabilidade do alimento, seu frescor e valores nutritivos. Elas resistem ao contato com a água e protegem o alimento de sujeira ou ação de bactérias.

Dica: guarde o pacote original de ração já aberto para o consumo, devidamente fechado e dentro de um recipiente que isole ainda mais o contato do alimento com o ar.

3 – O local de armazenamento deve estar sempre limpo
Se você prefere guardar a ração fora da embalagem, em algum outro recipiente preparado especificamente para ela, não esqueça de manter a limpeza sempre em dia. Procure limpar o reservatório sempre que utilizar ração nova, assim você evita o contato de bactérias do alimento velho. E mais: não misture ração velha com a nova. Pode diminuir a durabilidade da ração fresca.

Dica: Como falado, o ideal é manter a ração em sua embalagem original, dentro de um reservatório. Caso não seja possível, procure separar pequenas porções de ração de acordo com um curto prazo de tempo. Deixe separado ração para uma semana, por exemplo. E não esqueça de manter todos os ambientes sempre muito limpos.

4 – Utilize equipamentos específicos para lidar com a ração
Procure lidar com o alimento de seu melhor amigo da mesma forma como você trata o seu. Evite utilizar as mãos na hora de abastecer o pote, por exemplo. A quarentena nos ajudou a prestar atenção na quantidade de impurezas que carregamos em nossas mãos.

Dica: existem vários modelos de colheres próprias para essa tarefa, inclusive com medidores para facilitar ainda mais na medida da quantidade certa de alimentos.

5 – Atenção com os prazos de validade
Não ignore a data de fabricação até quando a ração está propícia para o consumo do animal. Levem em consideração também as condições em que os alimentos estão sendo armazenados. Ambientes quentes ou em contato com o sol tendem a influenciar a vida útil da ração.

Dica: escolha o tamanho do pacote de ração de acordo com o costume do seu animal, não pelo valor ou praticidade. Ajuste alarmes ou marque no calendário todas essas datas para estar sempre atualizado.

Um pote rosa, cheio de ração úmida para cães ou gatos, sob um fundo branco.

Quais são os cuidados para armazenar ração úmida?

Em casos de alimentos úmidos, os cuidados são ainda maiores. A ração úmida é recomendada para repor naturalmente os líquidos dos animais, principalmente em casos de problemas renais ou pouca hidratação. E é extremamente saborosa para seu cachorro.

Como qualquer outro alimento com aspecto mais pastoso e com boa quantidade de líquido, a ração úmida deve ser mantida na geladeira após sua abertura e por, no máximo, 48 horas. Lembrando que ela precisa ser servida ao pet de forma comedida e dentro do prazo indicado em seu rótulo.

Ela também não pode ficar muito tempo exposta ao ar, pois pode atrair insetos ou estragar mais rápido, afetando a saúde do seu cachorro.

___________________

Gostou do conteúdo? No Blog OPTIMUM™, você encontra diversas dicas de saúde e alimentação para seu cão. Acesse e confira!

Dra. Fernanda Serafim

CRMV- SP: 23.902

Veterinária

Credibility Analyst na empresa Mars Pet Nutrition
Graduada pela Universidade Paulista de Campinas / 2008

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.